terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Cigarro logo pela manhã

Química
Cigarro logo pela manhã

Hoje em dia todos sabem que o cigarro faz mal para saúde! Mas você sabia que até a pouco tempo atrás esta notícia não era sequer veiculada? Até os anos 80, o ato de fumar era considerado elegante... Bom, a indústria de cigarros sabia que fazia mal, mas também sabia que se disponibilizasse fotos de pulmões com câncer, de crianças prematuras, de pessoas tendo infartos, venderia menos cigarros, por isto fez o quanto pôde para esconder estas informações da população.

Uma em cada seis pessoas do mundo fuma!

Mas, felizmente, este quadro mudou e existem milhares de propagandas anti-fumo. Mesmo assim, alguns “teimosos” insistem em continuar fumando! Está certo que a maior parte deles já virou dependente da nicotina e das outras substâncias presentes no cigarro, mas existem ainda alguns jovens que, apesar de todas as propagandas esclarecedoras, teimam em experimentar o cigarro. Quando menos esperam, já estão viciados também. Assim, existem cerca de 1,2 bilhão de fumantes no mundo, isto quer dizer que aproximadamente uma em cada seis pessoas fuma.

Mesmo com as contra-propagandas ainda hoje existem pessoas que começam a fumar...









Este dado é muito alarmante, já que o tabaco foi responsável por matar cerca de 4 milhões de pessoas só no ano de 2000. As estatísticas do Instituto Nacional do Câncer e do Ministério da Saúde indicam que o número de fumantes no Brasil diminuiu desde 1989 em aproximadamente 10%. Isto já é uma vitória! Mas ainda é pouco...

Outra pesquisa foi realizada pelo Instituto do Coração com 3.800 fumantes da cidade de São Paulo, com idade média de 41 anos e que fumavam há cerca de 22 anos. Ela mostrou que a maioria dos dependentes (42%) fuma cerca de 20 cigarros por dia. Outro dado alarmante: 72% dos pesquisados fumam o primeiro cigarro antes do café da manhã, sendo que 40% o fazem em até cinco minutos depois de despertar!

Na mesma pesquisa, estes fumantes manifestaram que não querem depender do cigarro para sempre. A maioria (60%) também afirmou que desejaria parar de fumar num prazo de 30 dias, dizendo-se pronta para largar o vício. Mas infelizmente nesses casos, nem sempre “querer é poder”. A maior parte dos fumantes tentaram parar e não conseguiram.

O tabagismo é uma doença muito difícil de ser curada!

Outro dado chocante é que 57% dos fumantes relataram que não param de fumar nem quando estão doentes. Isso acontece porque já estão viciados na nicotina, passando a ser dependentes químicos dela. Como acontece em outros tipos de vício, o que ocorre é a necessidade do fumante de ingerir uma quantidade cada vez maior de cigarro para que consiga ter a mesma sensação de satisfação e prazer adquirida anteriormente, o que, conseqüentemente, o leva a consumir doses maiores, ou seja, a fumar mais.

O ato de fumar, ao contrário do que pensam muitos, acaba se tornando uma doença e não basta apenas a força de vontade para largar o vício. É necessária ajuda médica e psicológica. Portanto, é necessário que o jovem pense várias vezes antes de dar a primeira tragada!

Obtido no Site:

http://clickeaprenda.uol.com.br/mostraConteudo.action?nivel=M&codigoPagina=NOT0809150801

Nenhum comentário:

Postar um comentário