quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Perguntas respondidas: O que causa bullying?

Mostre-me outra»
O que causa bullying?
• 3 anos atrás
Denuncie
Quiçá...
Melhor resposta - Escolhida por votação
Bullying é causado pela necessidade de um indivíduo de se impor sobre outro para satisfação pessoal e demonstração de poder. Isso acontece essencialmente entre adolescentes e crianças, quando essa necessidade é maior, pois é quando a sua "defenição social" se está formando, assim como a sua personalidade se está estabilizando. Geralmente no meio escolar, ou se é popular, (estado ao qual muitos chegam através de acções de bullying), ou não, e estes são quem sofrem o bullying.
Existe também o bullying entre adultos embora exista uma grande diferença: o bullying escolar envolve, para além de pressão psicológica, actos de agressão física, enquanto que entre adultos o bullying se fica pela agrassão psicológica.
O unico modo de um individuo não sofrer bullying da parte de outra pessoa, é mostrar que não se deixa afectar e nem tem medo, pois o poder que sente o agressor, apenas existe se a pessoa agredida se sentir humilhada e inferior. Se o individuo agredido se impuser e enfrentar, então o efeito de bullying é como que anulado uma vez que não tem qualquer efeito de satisfação pessoal no individuo agressor.
Apesar de ser um assunto apenas levantado há relativamente pouco tempo, o bullying é uma acção primitiva, pois é como que um instinto. em todas as espécies existe um espécimen que intimida o outro, seja atraves de defesa de território, prioridade de acasalamento, etc.
• 3 anos atrás
67% 2 Votos
• Denuncie
É isto que você está buscando?
• Avaliação: Resposta boa
• Avaliação: resposta ruim
• estrelas - marque esta comoInteressante!
• E-mail
• Comentário (0)
• Salvar
o
o
o
o
Outras Respostas (7)
Mostrar:
• aguieira...
Nina Barbie já deu uma excelente e completa resposta. Apenas acrescento que não é um fenômeno moderno, só a palavra inglesa é nova. Penso, também, que a criança e o adolescente acaba absorvendo muito dos preconceitos do pai e da mãe, que são, para eles, detentores da verdade e até heróis. Quero colocar também que o fenômeno atinge toda a internet, já que o anonimato propicia a vioLência e a discriminação, como bem fala o artigo abaixo. Obrigado!

"Ofensor é inseguro", diz especialista
DA REPORTAGEM LOCAL( Folha de S. Paulo - Informática)

Tornar-se anônimo na internet ou criar um pseudônimo é a primeira providência de um troll. Para as especialistas ouvidas pela Folha, o anonimato da rede sublinha traços que as pessoas já apresentam em outras situações sociais do dia-a-dia.
Uma das especialidades dos trolls é baixar o nível de uma discussão apelando para o "bullying", termo em inglês que define intimidações ou ofensas motivadas por algum preconceito contra agredido.
"Isso acontece em escolas, no trabalho ou em locais onde uma pessoa obesa, por exemplo, sofre perseguições por parte dos colegas", afirma a psicóloga e psicoterapeuta especialista em Gestalt-terapia Rosana Zanella.
"Na internet, ocorre o mesmo, mas o agressor se aproveita do anonimato para vitimizar, perseguir e judiar de um desafeto", conclui Zanella.
A psiquiatra Vera Viveiros Sá, da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (www.sbpa.org.br), também considera o anonimato uma ferramenta para os agressores, mas vai além.
"A opinião popular reconhece a utilização do anonimato como forma de extravasar agressividade. Mas esse comportamento, a meu ver, também explicita a grande crise que estamos vivendo. Dos reality
shows aos blogs, o atual festival de singularidades exibe tudo, a oferta é grande", diz Sá.
"Por meio do politicamente incorreto, anônimos viram celebridades. Nesse universo, ofender outra pessoa pode se transformar em um artifício para ser notado", conclui.

Conseqüências
A idade média dos internautas é um dos fatores que ajudam a explicar o problema.
De acordo com números do Ibope/NetRatings, 45% dos internautas brasileiros estão na faixa entre 2 e 24 anos. São 15,9 milhões.
Os adolescentes, principais usuários das redes sociais do tipo Orkut, dos mensageiros instantâneos e dos blogs, passam por fases de auto-afirmação, em que precisam se posicionar em grupos ou tribos.
Dessa forma, aquele que ofende ou persegue uma pessoa de uma tribo rival ganharia a admiração de seus iguais.
"Os ofensores são inseguros. Com dificuldades para estabelecer contatos via afeto, eles se tornam presentes na vida dos outros por meio de suas maldades. Às vezes, pode ser essa a forma de contar ao mundo que ele existe. Pode ser a única via de expressão de seus complexos", diz Zanella.
Para a especialista, a vítima de ataques morais via internet deve obrigatoriamente procurar ajuda e denunciar seus agressores. Para não chegar a situações extremas, os pais devem conferir o comportamento dos seus filhos. (JB)
o 3 anos atrás
0% 0 Votos
o 0Avaliação: Resposta boa
o 0Avaliação: resposta ruim
o Denuncie
• DannyPet...
Vários fatores podem desencadear um indivíduo a ter atitudes agressivas. Falta de limites, falta de uma educação severa, idéia de que pode tudo e impunidade.
Bjs
o 3 anos atrás
33% 1 Voto
o 0Avaliação: Resposta boa
o 0Avaliação: resposta ruim
o Denuncie
• * aRiiELiinii
o bullyng segunda minha percepção é uma saída dos problemas próprios,os meninos desde pequenos manifestam esta conduta com algumas ações que tarde ou cedo vão a significar coisas maiores,mais vale ensinar a os meninos desde pequenos o que fica bem e o que fica mal,os bullys São jovens com desordens em suas vidas que precisan de ajuda psicológica tanto ou mais que suas vitimas.
o 3 anos atrás
0% 0 Votos
o 0Avaliação: Resposta boa
o 0Avaliação: resposta ruim
o Denuncie
• Barbie
Segundo especialistas, as causas desse tipo de comportamento abusivo são inúmeras e variadas. Deve-se à carência afetiva, à ausência de limites e ao modo de afirmação de poder e de autoridade dos pais sobre os filhos, por meio de “práticas educativas” que incluem maus-tratos físicos e explosões emocionais violentas. Em nossos estudos constatamos que 80% daqueles classificados como “agressores”, atribuíram como causa principal do seu comportamento, a necessidade de reproduzir contra outros os maus-tratos sofridos em casa ou na escola. Em decorrência desse dado extremamente relevante, nos motivamos em pesquisas e estudos, que nos possibilitou identificar a existência de uma doença psicossocial expansiva, desencadeadora de um conjunto de sinais e sintomas, a qual denominamos SMAR - Síndrome de Maus-tratos Repetitivos.

O portador dessa síndrome possui necessidade de dominar, de subjugar e de impor sua autoridade sobre outrem, mediante coação; necessidade de aceitação e de pertencimento a um grupo; de auto-afirmação, de chamar a atenção para si. Possui ainda, a inabilidade de expressar seus sentimentos mais íntimos, de se colocar no lugar do outro e de perceber suas dores e sentimentos.

Esta Síndrome apresenta rica sintomatologia: irritabilidade, agressividade, impulsividade, intolerância, tensão, explosões emocionais, raiva reprimida, depressão, stress, sintomas psicossomáticos, alteração do humor, pensamentos suicidas. É oriunda do modelo educativo predominante introjetado pela criança na primeira infância. Sendo repetidamente exposta a estímulos agressivos, aversivos ao seu psiquismo, a criança os introjeta inconscientemente ao seu repertório comportamental e transforma-se posteriormente em uma dinâmica psíquica “mandante” de suas ações e reações. Dessa forma, se tornará predisposta a reproduzir a agressividade sofrida ou a reprimi-la, comprometendo, assim, seu processo de desenvolvimento social.

As conseqüências para as “vítimas” desse fenômeno são graves e abrangentes, promovendo no âmbito escolar o desinteresse pela escola, o déficit de concentração e aprendizagem, a queda do rendimento, o absentismo e a evasão escolar. No âmbito da saúde física e emocional, a baixa na resistência imunológica e na auto-estima, o stress, os sintomas psicossomáticos, transtornos psicológicos, a depressão e o suicídio.

Para os “agressores”, ocorre o distanciamento e a falta de adaptação aos objetivos escolares, a supervalorização da violência como forma de obtenção de poder, o desenvolvimento de habilidades para futuras condutas delituosas, além da projeção de condutas violentas na vida adulta. Para os “espectadores”, que é a maioria dos alunos, estes podem sentir insegurança, ansiedade, medo e estresse, comprometendo o seu processo socioeducacional.

Este fenômeno comportamental atinge a área mais preciosa, íntima e inviolável do ser, a sua alma. Envolve e vitimiza a criança, na tenra idade escolar, tornando-a refém de ansiedade e de emoções, que interferem negativamente nos seus processos de aprendizagem devido à excessiva mobilização de emoções de medo, de angústia e de raiva reprimida. A forte carga emocional traumática da experiência vivenciada, registrada em seus arquivos de memória, poderá aprisionar sua mente a construções inconscientes de cadeias de pensamentos desorganizados, que interferirão no desenvolvimento da sua autopercepção e auto-estima, comprometendo sua capacidade de auto-superação na vida.
o 3 anos atrás
0% 0 Votos
o 0Avaliação: Resposta boa
o 0Avaliação: resposta ruim
o Denuncie
• lisnday
não sei mas boa sorte nessa procura
o 3 anos atrás
0% 0 Votos
o 0Avaliação: Resposta boa
o 0Avaliação: resposta ruim
o Denuncie
• Lidi
Bullying é um termo de origem inglesa utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz de se defender. A palavra "Bully" significa "valentão", o autor das agressões. A vítima, ou alvo, é a que sofre os efeitos delas. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.

Ex.: Em um colégio, há alguém que adora mecher e ofender todos, sempre escolhe aquele indefeso...
Geralmente é ofensas de racismo, classe social...

Beijos
o 3 anos atrás
0% 0 Votos
o 0Avaliação: Resposta boa
o 0Avaliação: resposta ruim
o Denuncie
• Bonitinh...
Acredito que é uma falta de educação plena, falta de limites e carência plena de atenção.
Crianças, jovens, adultos e até os de mais idade que não tem ´simancol´ ou pela falta de respeito para com as outras pessoas.
Acredito que o que pode causar é o desrespeito pelo próximo e o alto índice de auto confiança, do tipo, nada pode me atingir.
o 3 anos atrás
0% 0 Votos

Retirado do Site:
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070623105023AABeUBY

Nenhum comentário:

Postar um comentário